Bem vindo!

Bien Venu! Welcome! Wielkomen!
Google

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Entrevista 2 - José Neves

Boa tarde a todos. Para a nossa 2ª entrevista temos hoje José Neves (jpsn54), Team Leader da Team PlayAbility. Um jogador bastante regular nos Tops da GameStage, cuja relativamente recém formada equipa tem obtido boas prestaçoes nos recentes Grandes Torneios.

Adepto e autoridade do Anti-Meta no Porto, que faz várias vezes Tops usando decks não Tier 1, é então a nossa 2ª personalidade a ser entrevistada.
























YGOP: Olá, boa tarde Neves, obrigado pela tua disponibilidade para esta entrevista.

José Neves: De nada. É um prazer.


YGOP: Para começar então, o que te levou a começar a jogar?

JN: Bem eu comecei a jogar muito cedo logo se tivesse de dizer o que me levou a jogar eu diria que foi a serie provavelmente. Mas o que me levou a jogar mais regularmente foram provavelmente os meus teammates Moisés e Hélio Brito.


YGOP: Podes falar-nos um pouco sobre o teu percurso até agora no jogo?

JN: Comecei a jogar há cerca de 5 anos. Joguei alguns torneios em formato constructed, mas depois passei só a participar em Sneaks (ganhando o Force of the Breaker). Até que há cerca de um ano comecei a jogar mais frequentemente, assim como o Moisés e o Hélio.


YGOP: Falando nos teus Team mates, a vossa equipa tem demonstrado belas prestaões nos ultimos grandes torneios (Moisés Top no WDP, Hélio Top no Uber de Lisboa, tu Top agora no Mega no Porto), assim como boa consistência em locals. A que achas que se devem esses resultados?

JN: Jogar com os melhores ajuda bastante, isto associado à entreajuda que se verifica nesta team faz com que os resultados acabem por surgir naturalmente.


YGOP: Claro, mas tambem tem a ver com o vosso trabalho e skills de jogo e de deckbuilding. Esta ultima tambem é um trabalho conjunto ou alguem se destaca nesse aspecto?

JN: Deckbuilding devo humildemente dizer que normalmente sou eu que faço as builds que a team usa, por vezes as builds sao feitas pelos próprios e por vezes recebemos uma ajudinha de quem é mais experiente.


YGOP: Mas no fim o que interessa são os resultados nao é? Que ultimamente, como já referimos, têm sido positivos, creio eu. Como avalias entao as vossas prestaçoes e quais sao as vossas perspectivas para o futuro da Team?

JN: Acho os nossos resultados realmente formidaveis. Primeiro o Moises no wype com um deck incompleto e de seguida o Helio em lisboa no Uber são resultados que ninguem esperava.

Quanto às perspectivas para o futuro, nos esperamos continuar a frequentar torneios regularmente, aprender cada vez mais e claro obter cada vez melhores resultados.


YGOP: Vocês também têm jogadores mais novos na vossa equipa. Quais as tuas perspectivas e expectativas para eles?

JN: O Mário Dias por exemplo, um jogador que pegou nas cartas há menos de um ano, assim que consegue montar um deck minimamente decente consegue fazer tops, embora seja apenas em locals.

O Gonçalo Torres, o jogador competitivo mais novo do Porto e provavelmente de Portugal, tem vindo a evoluir bastante também e recentemente tem dominado os torneios sub13.

Quanto ao João Costa, nao posso falar muito sobre ele visto que este tem estado ausente.

Tenho altas expectativas de todos eles já que sao todos muito jovens e ainda tem todos muitos anos de jogo pela frente, pelo menos assim o espero...


YGOP: Que deck(s) tens usado ultimamente?

JN: Eu sou um fã de anti-meta ja há algum tempo, logo naturalmente tenho jogado e testado varias builds de anti-meta, desde varias variantes de Gadgets até Rock Stun mais recentemente, passando por builds de City, Chaos Stun, Macro e variadas builds de Drain.

Também tenho usado e optimizado fortune ladies, um deck que achei interessante assim que vi o suporte que este tem ao seu dispor.


YGOP: E esse desevolvimento em decks de Anti-Meta culminou com um deck que já lhe valeu o apelido de "Anti-Meta do Inferno", pois, de facto, é muito eficaz contra os decks dominantes do formato.

Estás satisfeito com as prestaçoes dele e quão difícil foi encontrar a build certa?

JN: Foi dificil adaptar Rock Stun AKA Anti-Meta do Inferno a um Meta como o actual, onde existe tanto Blackwings, que consegue dar problemas a uma build X do deck, como Lightsworn, que dá problemas à build Y.

Se estou satisfeito com as prestaçoes? Posso dizer que sim. Já que o usei duas vezes e consegui ir a Top essas duas vezes, sendo que numa delas fiquei em segundo.


YGOP: Com a tua experiência em Anti-Meta, qual(ais) carta(s) achas que o identificam neste momento?

JN: Kycoo, Rai-Oh e Banisher são os monstros mais relevantes. Quantos as S/T Royal Oppression e Skill Drain destacam-se, deixando macro um pouco para trás.


YGOP: Olhando agora para o futuro, este Formato está cada vez mais perto do fim. Quais as tuas expectativas para o próximo?

JN: Quanto ao proximo formato, espero que Lightsworn seja tocado. Acho relevante a Lumina ser tocada, o ideal seria para um mas duvido. Talvez seja semi-limitada. Acredito também que limitem o JD.

Espero também que haja maior variedade e uma mecânica de jogo nova a sair em Duelist Revolution que seja interessante e principalmente cativante de modo a aumentar o número de jogadores.


YGOP: E que decks achas que irão, possivelmente, dominar a partir de Março?

JN: Isso é uma pergunta dificil, visto que ainda não se sabe grande parte das secrets que saem em ABPF mas diria que Perfect Herald com Kristya pode vir a ser um deck de topo, acho tmb que Blackwings se manterá como deck de tier 1/1.5, principalmente com a chegada de BW Treasure mas tudo depende da lista claro.


YGOP: Evidentemente. Mas a tua resposta leva-me a uma outra pergunta. Que cartas a chegar te despertam mais interesse?

JN: Battle fader claro, Priest of the Sun parece-me um carta que pode vir a dar que falar, Underground Arachnid, Reptilianne Naja, XX-Saber Hyunlei e Emmersblade e claro Perfect Herald.


YGOP: E, do outro lado da moeda, que cartas lançadas no OCG e que não têm data ou booster anunciado gostavas mais de ver no TCG?

JN: Junk Collector e Asmodeus pelo menos.


YGOP: Para terminar, o que gostavas de ver no jogo e torneios?

JN: Melhor organização, melhores prémios sem duvida, este Sneak de Absolute Powerforce que está a chegar é um exemplo disso e também um sistema de Judges mais competente (sorry Paulinho...)


YGOP: Nao creio que ele levará a mal. Queres acrescentar mais alguma coisa? Alguma sugestão ao blog?

JN: Gostava de ver Reports a la Amaral dos torneios maiores que se realizem aqui no Porto.


YGOP: Então obrigado pelo teu tempo mais uma vez e boa sorte para ti e para a tua Team.

JN: Obrigado eu.

Sem comentários: